HISTÓRIA DAS GRANDES MARCAS DE TÊNIS – pt. 3

GRANDES MARCAS 3

Por fim, a última parte da nossa série sobre os grandes nomes da indústria calçadista. Para conferir a primeira e segunda parte acesse:

1ª Parte

2ª Parte


Fila

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A história da FILA data do ano de 1911 quando a empresa foi fundada por Giansevero Fila e três de seus irmãos na pequena cidade de Biella, próxima a Milão e nas sombras dos belos e exuberantes Alpes Italianos. Inicialmente a empresa começou confeccionando roupas íntimas para as pessoas da região. Nos anos seguintes a empresa ficou conhecida em toda a Itália pela alta qualidade de suas roupas. Mas foi sob o comando de Enrico Frachey que a empresa ingressou na área esportiva, somente em 1973, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. Para isso, ele contratou o inovador designer Pier Luigi Rolando e o engenheiro Alessandro Galliano. A dupla começou a desenvolver seu trabalho com o entendimento de que o esporte deveria ser traduzido através da vida em movimento, e que as roupas deviam complementar, e não predominar, o atleta. O resultado desse trabalho foi um tecido projetado para espelhar os movimentos dos próprios atletas, aderindo perfeitamente ao corpo como uma segunda pele, proporcionando uma sensação de total liberdade.

 

Everlast

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A mãe do boxe. É assim que pode ser definida a marca EVERLAST. Nunca uma marca esteve tão intimamente ligada a um esporte, sendo responsável direta pelo seu desenvolvimento e profissionalização, como a EVERLAST. A história começou em 1910 como uma fabricante de roupas de natação. A empresa foi fundada por Jacob Golomb e sua mulher Hannah, no tradicional bairro do Bronx em Nova York. Jacob tinha apenas 17 anos e era filho de um alfaiate e de uma nadadora. Ávido nadador ele estava insatisfeito com a durabilidade das roupas de natação, que raramente duravam mais que um verão. Começou então a fabricar trajes que, garantia ele, durariam mais de um ano. Deu a marca o nome de “everlast”, derivado do inglês “eterno”. Apesar das roupas não durarem para sempre, a marca durou até os dias de hoje.

Lacoste

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A história de criação da marca é quase lendária. O ex-jogador de tênis René Lacoste apostou que faria um bom jogo com o capitão da seleção francesa, durante a tradicional Taça Davis em 1923. O prêmio seria uma mala, confeccionada com pele de crocodilo.

Mais do que a mala envolvida na aposta, René ganhou o apelido do próprio animal. Seu amigo ilustrador, Robert George, desenhou-lhe então um crocodilo que foi bordado no blazer que usava nas quadras de tênis.

Reserva

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A história da Reserva começa em 2004 e tem como protagonistas os amigos de infância Rony Meisler e Fernando Sigal. Estavam na academia de ginástica quando notaram vários homens usando exatamente o mesmo modelo de bermuda. Resolveram testar a demanda do mercado e criaram a sua própria bermuda com o slogan “Be yourself but not always the same”. Resultado: venderam tudo entre os amigos. Nascia a Reserva, nome dado em homenagem à praia preferida da turma. No ano seguinte largaram seus empregos e caíram dentro do novo negócio fazendo de tudo um muito: de estilo à nota fiscal.

 

 

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